sábado, dezembro 01, 2007

Rev. Pe. José Augusto Monteiro (1915-2007)


Na madrugada de hoje, Nosso Senhor chamou a Si o Sr. Pe. José Augusto Monteiro, Pároco de Moura Morta.

Nasceu no dia 19 de Janeiro de 1915, em Codeçais, freguesia de Ermida, concelho de Castro Daire, onde foi baptizado. Ainda muito jovem, frequentou retiros e aulas de formação em Lamelas, sob a direcção do Sr. Pe. Tavares, entrando mais tarde no Seminário.

Foi ordenado sacerdote no dia 01 de Outubro de 1939, pelo Sr. D. Agostinho de Jesus e Sousa, sendo enviado como Pároco para Cabaços e Baldos, no concelho de Moimenta da Beira.

A 01 de Outubro de 1944, foi nomeado Pároco de Moura Morta, Picão e Lamelas. Mais tarde, serviria ainda a Paróquia de Cetos.

Uma das suas principais características era a disponibilidade para atender todos aqueles que recorriam ao seu ministério, sobretudo a quem desejava receber o Sacramento da Reconciliação. De temperamento peculiar, era herdeiro de um modo muito característico de ser.

Sempre amparado pelos seus sobrinhos, serviu incansavelmente Moura Morta, Paróquia que dirigiu durante mais de 60 anos.

O Pai chamou-o na madrugada do dia 01 de Dezembro, no Hospital de Viseu, onde tinha sido internado 3 dias antes por problemas respiratórios.

A Paróquia de Moura Morta e a Comunidade Paroquial do Vilar elevam preces a Deus para que o faça entrar na companhia dos Seus Santos, reconhecidas pela dedicação que o Sr. Pe. José Augusto Monteiro lhes consagrou ao longo de toda a sua vida.

O seu funeral realiza-se domingo, dia 02 de Dezembro, pelas 16.00h na Igreja Matriz de Moura Morta.

Sem comentários: