domingo, outubro 21, 2007

Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa


No terceiro sábado de Outubro realiza-se, tradicionalmente, a peregrinação do Movimento da Mensagem de Fátima ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Da nossa paróquia, um considerável número de pessoas foram em peregrinação áquele Santuário dedicado a Nossa Senhora.
Presidiu à peregrinação o Sr. Bispo de Lamego, Sr. D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, estando ainda presentes o Vigário Geral da Diocese e o Sr. Pe. Antunes, assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima. Os trabalhos foram dirigidos pelo Sr. Pe. Silvestre, assistente diocesano deste Movimento, eficazmente coadjuvado, como habitualmente, pela sua irmã.
Além de um número muito elevado de peregrinos e mensageiros, estiveram também presentes vários sacerdotes, que acompanharam os seus paroquianos.
O encontro começou com a procissão do Santuário para o recinto onde se iria celebrar a Santa Missa. Durante a procissão foram feitas breves meditações sobre vários temas ligados à Mensagem de Fátima.
Seguiu-se a Santa Missa, presidida pelo Sr. Bispo que, na homilia, destacou a actualidade da Mensagem de Fátima, focando a necessidade de todos vivermos uma vida cristã seriamente comprometidos com a vontade de Deus para cada um de nós. O Sr. Bispo denunciou também a campanha que existe para silenciar as consciências e procurar remeter a vida dos cristãos para um âmbito estritamente privado.
Durante a Santa Missa foram vários os jovens e adultos que foram admitidos como novos membros do Movimento da Mensagem de Fátima.
Depois da Santa Missa houve tempo para almoçar e, da parte da tarde, realizou-se a Assembleia dos zeladores do Movimento da Mensagem de Fátima.
A peregrinação foi encerrada com a recitação do Terço no Santuário diante do Santíssimo Sacramento.

Sem comentários: