sábado, setembro 29, 2007

Visita Pastoral do Sr. Bispo - Dia 1


Na manhã de hoje, teve início a visita pastoral do Sr. D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, Bispo de Lamego, à nossa paróquia.
O Sr. Bispo chegou por volta das 10h, acompanhado pelo Sr. Cardoso, um amigo que costuma guiar o carro no qual viaja o Sr. D. Jacinto.
À espera do nosso Prelado estava um razoável número de pessoas, que acolheram o Sr. D. Jacinto com um cântico e lhe ofereceram um ramo de flores. Depois de saudar o Pároco e o Sr. Presidente da Junta, o Sr. Bispo agradeceu a recepção calorosa.
Seguiu-se um momento de oração no cemitério da Freguesia pelos nossos antepassados que já partiram e, de um modo especial, pelos benfeitores da freguesia e da paróquia que, além de nos terem transmitido a fé, também contribuiram, materialmente, para muito daquilo que Almofala é hoje.
A seguir à oração pelos fiéis defuntos, o Sr. Bispo deu início à visita aos doentes, levando uma palavra de conforto e de esperança a algumas das pessoas da nossa terra que, por motivos de saúde, se vêem privados de poder sair de casa.
Em seguida, o Sr. Bispo dirigiu-se para Bustelo, onde, depois de visitar um doente, celebrou a Santa Missa.
O Pároco deu as boas vindas ao Sr. Bispo e realçou a generosidade das pessoas de Bustelo que não pouparam esforços para que a Capela estivesse o mais cuidada possível para esta recepção ao Prelado da Diocese.
Na homília, o Sr. D. Jacinto insistiu na necessidade de rezar o terço em família, e na necessidade de se ser um cristão coerente com a fé que se professa. Recordou ainda os emigrantes, pelos quais também se rezou na oração dos fiéis.
Na Santa Missa, cantada, participaram várias pessoas de Almofala, que também se quiseram associar a este momento de festa, além do João, que quis ajudar acolitar.
Antes da Santa Missa terminar, o povo de Bustelo ofereceu um ramo de flores ao Sr. Bispo, em agradecimento pela visita que o Sr. D. Jacinto fez à povoação.

sábado, setembro 22, 2007

Falecimento

Ao início da tarde de ontem, faleceu em Almofala, o Sr. José Pereira Morais, de 62 anos de idade, marido da Sra. Ana Maria Ribeiro Rodrigues.
O seu funeral realiza-se hoje, pelas 16.30h, na Igreja Paroquial.
Aos familiares e amigos do Sr. José apresento os mais sinceros pêsames e a certeza das minhas orações.

segunda-feira, setembro 17, 2007

Falecimento

No início da tarde de ontem, faleceu a Sra. Cremilde de Jesus, de 86 anos, natural de Bustelo. Entre os seus filhos, conta-se a Sra. Maria Judite Santos Morais, que ao longo dos últimos meses, juntamente com o seu marido, zelou para que nada faltasse à Sra. Cremilde.
O seu funeral realiza-se hoje, pelas 16h, seguindo depois os seus restos mortais para o cemitério de Bustelo.
À família e amigos da Sra. Cremilde deixo os meus mais sinceros pêsames e a certeza das minhas orações de sufrágio da sua alma.

domingo, setembro 16, 2007

O Tibério vai para o Kosovo...

... e um grupo de amigos decidiu juntar-se num jantar de despedida para lhe desejar as maiores felicidades e que tudo corra pelo melhor, pois a situação no Kosovo ainda não é totalmente pacifica.
Caro Tibério, que corra tudo bem.

terça-feira, setembro 04, 2007

Acólitos

Desde a festa do Espírito Santo, de Maio passado, que a Paróquia conta com 4 novos acólitos que têm ajudado na Santa Missa, não só ao Domingo, mas também nas Missas da semana. São eles o Diogo, o João, o Marco e o Paulo.

Não posso deixar de agradecer a ajuda preciosa que sempre prestaram a Fátima e a Catarina, que já ajudavam à Santa Missa quando tomei posse de Almofala. A ajuda delas tem sido preciosa para ensinar os novos acólitos e para os ajudar a vestir as albas.

O João, depois disso, acabou também por acolitar na Santa Missa presidida pelo Sr. Bispo na Lapa, no passado dia 10 de Junho, acabando por segurar-lhe o báculo, como demonstra a fotografia em anexo.

Fotografia gentilmente cedida por Ana Costa