sábado, setembro 29, 2007

Visita Pastoral do Sr. Bispo - Dia 1


Na manhã de hoje, teve início a visita pastoral do Sr. D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, Bispo de Lamego, à nossa paróquia.
O Sr. Bispo chegou por volta das 10h, acompanhado pelo Sr. Cardoso, um amigo que costuma guiar o carro no qual viaja o Sr. D. Jacinto.
À espera do nosso Prelado estava um razoável número de pessoas, que acolheram o Sr. D. Jacinto com um cântico e lhe ofereceram um ramo de flores. Depois de saudar o Pároco e o Sr. Presidente da Junta, o Sr. Bispo agradeceu a recepção calorosa.
Seguiu-se um momento de oração no cemitério da Freguesia pelos nossos antepassados que já partiram e, de um modo especial, pelos benfeitores da freguesia e da paróquia que, além de nos terem transmitido a fé, também contribuiram, materialmente, para muito daquilo que Almofala é hoje.
A seguir à oração pelos fiéis defuntos, o Sr. Bispo deu início à visita aos doentes, levando uma palavra de conforto e de esperança a algumas das pessoas da nossa terra que, por motivos de saúde, se vêem privados de poder sair de casa.
Em seguida, o Sr. Bispo dirigiu-se para Bustelo, onde, depois de visitar um doente, celebrou a Santa Missa.
O Pároco deu as boas vindas ao Sr. Bispo e realçou a generosidade das pessoas de Bustelo que não pouparam esforços para que a Capela estivesse o mais cuidada possível para esta recepção ao Prelado da Diocese.
Na homília, o Sr. D. Jacinto insistiu na necessidade de rezar o terço em família, e na necessidade de se ser um cristão coerente com a fé que se professa. Recordou ainda os emigrantes, pelos quais também se rezou na oração dos fiéis.
Na Santa Missa, cantada, participaram várias pessoas de Almofala, que também se quiseram associar a este momento de festa, além do João, que quis ajudar acolitar.
Antes da Santa Missa terminar, o povo de Bustelo ofereceu um ramo de flores ao Sr. Bispo, em agradecimento pela visita que o Sr. D. Jacinto fez à povoação.

Sem comentários: