domingo, agosto 12, 2007

Apresentação do livro: "Almofala, a minha terra"


Na tarde do dia 12 de Agosto, no Museu de Almofala, teve lugar a apresentação do livro "Almofala, a minha terra", da autoria do Sr. Dr. Sebastião de Carvalho.

Além do autor, marcaram presença na apresentação deste monografia, o Sr. Presidente da Junta de Almofala, Sr. Joaquim de Carvalho, o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, que detém o pelouro da Cultura, Dr. António Giroto, o Pároco, Pe. José Alfredo Patrício, o Pe. João Domingos Brás, as demais autoridades civis da freguesia e muitos almofalenses e bustelenses que quiseram associar-se a este momento.

Abriu a sessão o Sr. Presidente da Junta, para felicitar o autor e assinalar que este trabalho é o resultado de 13 anos de pesquisa.

O Autor, amplamente aplaudido, além de apresentar brevemente o conteúdo da obra, lançou o desafio à população de se empenhar no bem comum e no progresso de Almofala e de Bustelo.

Por fim, o Dr. Giroto salientou que, segundo os seus conhecimentos, não há outra freguesia que tenha uma monografia que englobe tantos aspectos da sua história, como o livro que estava a ser apresentado. Seguiu-se uma sessão de assinaturas do autor nos livros que foram adquiridos pelos presentes, terminando a sessão com uma visita ao Museu.

No final, houve a actuação do Rancho Folclórico de Mosteirô, no coreto junto do Bom Pastor.


O livro que agora foi publicado apresenta a história, a cultura, a geografia, a fé e muitos outros aspectos do passado e do presente de Almofala. Parabéns ao seu Autor, ao qual agradeço a amabilidade do convite e a quem estou muito grato pelas amáveis palavras que me dirigiu, seja no Museu, seja no livro que escreveu.

Sem comentários: